quinta-feira, 16 de agosto de 2007

..........Trovadores do Campo..........

Os "Trovadores do Campo" são esses dois sujeitos aí do lado: Campos Sales e Pedro Ornellas. No final de Maio de 2007, gravamos uma participação no programa "No alto da Serra", do Elói Carlone, da Estância Alto da Serra, que foi transmitido e reprisado pela SKY Internacional, no canal Terra Viva. Passou em toda a América Latina e até nos States! Eles cantaram músicas de seu CD e falamos de trovas e trovadores. A participação, a princípio, seria de 30 minutos, mas fizemos um programa de 1 hora... Esse dois têm cada trova! vou mostrar uma de cada, por enquanto:

Do Campos:

Foi juntando os pedacinhos
de cada sonho desfeito,
que as mágoas fizeram ninhos
na varanda do meu peito!

Do Pedro:

Se o erro ficou distante,
seja pleno o teu perdão:
não se cobra ao diamante
seu passado de carvão!

Os dois são consagrados trovadores e detêm o título de Magníficos Trovadores, concedido pela cidade de Nova Friburgo/RJ.



ÃO ÃO ÃO ÃO

Vão meus sonhos, num batel,
buscar certezas... Em vão:
os meus barcos de papel
são, apenas, o que são!
...
(Sérgio Ferreira da Silva)
...

Dizem que não é muito bão fazer rimas em ão...
Então, de posse dessa questão (e tendo outra opinião),
decidi provar... que não!

.................Uma trova especial................

“Sempre tua...” e, em meus palpites,
eu suponho, um tanto louco,
que, em meu amor sem limites,
“Para sempre...” é muito pouco!
Sérgio Ferreira da Silva
.............
Fiz essa trova para o concurso nacional de Guaxupé/MG. O tema proposto pelo organizador (Antonio Claret Marques) era "sempre" e eu pensei, num primeiro momento, em falar daquelas cartas românticas em que os signatários terminam com "...da sempre tua...", ou "...do sempre teu...". A trova tomou outra dimensão quando incluí a resposta do destinatário. Passados alguns anos, um jornal, em Santo André, promoveu um concurso de frases em que os leitores deveriam completar a frase "Meu amor é...". Mandei: tão louco que, mesmo sendo para sempre, isso ainda é muito pouco!" Batata!