quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cássio Magnani - Varietas delectat (1)


Nas incontáveis visitas aos sebos que tenho feito nos últimos anos, encontrei algumas preciosidades. Uma delas foi o livro de Cássio Magnani, Trovas e Trovões - Riso e Siso (1969), que reúne, segundo o autor, Quadrinhas líricas e satíricas e Poemas líricos e satíricos. É um deleite. Aliás, a expressão latina "varietas delectat", que ilustra a página 3, significa "a variedade agrada", ou "a variedade deleita". Constatei, ao ler e reler a obra, que esta expressão resume, exemplarmente, a poética de Magnani.


Confesso que não o conhecia, antes de adquirir a obra. Nas buscas que fiz na internet, pude descobrir que ele radicou-se na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais e que seu filho é advogado e vereador. Os dois são autores do Hino da cidade. Letra do pai e música do filho. Não é minha intenção estender-me em sua biografia, mas Magnani foi membro da Academia Belo-horizontina de letras, da Academia Municipalista de letras de Minas Gerais e da Academia Mineira de Trovas. Muito mais ele fez em sua vida civil/militar/literária, mas vou cuidar do que me assiste, aqui, que é render homenagem ao poeta.

O livro está esquematizado como a capa e a expressão latina prenunciam... Seriedade e humor se alternam! Respeitando a grafia original, vejamos...

As disparidades sociais...

Muitas vêzes, a Justiça,
que os formosos olhos cobre,

não vê o crime do rico

nem o direito do pobre.



O jôgo da loteria
é um modo, verifico,
de ainda tornar mais pobre
o pobre que quer ser rico.


A vida e a morte...

Da vida que te embriaga
fica, enfim, tão pouca cousa:
Uma sombra que se apaga,
um nome inscrito na lousa.



Repousa um homem honrado
neste jazigo sombrio
(Eis o epitáfio gravado

sôbre um túmulo vazio).


A eterna busca...

A Felicidade é breve
e a passos largos caminha;
algo bom que a gente teve

sem saber que a gente tinha.

Dicionário Humorístico...

Sumido - aquêle mortal
que vias o dia inteiro,

ao qual pediste um aval

ou emprestaste dinheiro.


Voltarei a Cássio Magnani!