domingo, 20 de janeiro de 2013

Maria Thereza Cavalheiro, Colombina e as novas gotas de pinho

Há mais de um ano não escrevo neste espaço. Retorno, agora, a fazê-lo e pretendo pagar algumas dívidas literárias que acumulei no tempo em que me recolhi.
A primeira delas: em Setembro de 2011, postei um texto sobre as fotos na frente do mapa e as gotas de pinho alabarda que, em tempos em que não havia internet (nos primórdios da civilização... leia-se Anos 70), foram importante canal de divulgação da trova literária, como a conhecemos hoje. Já em outubro daquele ano (2011), recebi uma generosa e simpática missiva de Maria Thereza Cavalheiro, uma das pioneiras da UBT - União Brasileira de Trovadores, que foi, entre outras coisas, Presidente da Seção São Paulo da entidade e, até hoje permanece divulgando a trova e os trovadores, discreta, mas efetivamente.
Transcrevo um trecho da carta, que considero importante para o entendimento da generosidade que ela demonstrou:

 
"Ficamos muito felizes - minha prima Amaryllis Schloenbach e eu, ao ver, no seu interessante 'TROVAS & CIA.', uma trova de Colombina (nossa tia-avó), em adesivo da Alabarda. Muito temos feito para manter a memória dessa grande Poetisa, que já tem nome de rua em São Paulo, e conseguimos que tivesse também em Itanhaém, lugar onde ela escreveu muitos de seus belos sonetos e trovas. Venho, pois, agradecer-lhe a homenagem. Como ainda dispomos de adesivos que nos foram presenteados na época, dela e de outros poetas, aí vai uma sequência de trovas de Colombina..."

 
Então, amigos, feliz com o retorno, partilho o carinho e a generosidade de Maria Thereza Cavalheiro, nas imagens que seguem, com nove trovas de Colombina!