sábado, 20 de agosto de 2011

Os Ácaros - História em Quadrinhos

Como comentei em uma postagem de 2008, tive a ideia de criar "Os ácaros" em um curso de histórias em quadrinhos que fiz em Santo André, acredito que em 1990, com o professor Mário Dimov Mastrotti, quadrinista, editor, criador da personagem "Cubinho", publicado no jornal Diário do Grande ABC, entre outros. Na época da primeira postagem, tinha enviado a proposta de publicação da história de apresentação dos "Ácaros" à revista Áporo, editada pelos colegas da USP. O número 2 da revista (junho de 2008) publicou a história, com a arte final da Leila Rodrigues Ferreira da Silva. Por falta de um aparato técnico decente, não havia publicado aqui. A postagem anterior, do Padre Antônio Vieira, me fez lembrar dos Ácaros... Então, segue a história completa, como publicada na revista e exposta na I Mostra de Quadrinhos de Santo André (1990, se não me engano!). É só clicar nas páginas para ampliá-las.






Pequena biografia do Padre Antônio Vieira... em quadrinhos.

Ivan Lins (o da Academia Brasileira de Letras, crítico e biógrafo) escreveu em seu Livro "Sermões e Cartas do Padre Antônio Vieira" (Ediouro, 3ª ed., 1998, p. 19) que "...Dentre os prosadores de Portugal, que fazem jus a uma leitura constante pelo encantamento e proveito que proporcionam, destaca-se - primus inter pares - o Padre Antônio Vieira."
Tomar contato com os textos de Vieira é um aprendizado da melhor retórica. Lins revela aspectos da coragem e determina
ção do Padre, citando, inclusive, como exemplo, a pregação que fez em 1655, do Sermão do Bom Ladrão, perante D. João IV e sua corte... "Presentes os maiores dignatários do reino, juízes, ministros e conselheiros da coroa, todo o tempo falou em ladrões e ladroagens, valendo-se do púlpito como único respiradouro da opinião pública, na falta da imprensa e da tribuna política."
Vieira sabia usar o seu conhecimento das escrituras para, em seus Sermões protestar e alertar o povo quanto aos ru
mos das sociedades portuguesa e brasileira de sua época. Foi, ainda, um ferrenho combatente da inquisição portuguesa: "...os bons, denunciados pelos maus, não sabendo de onde lhes procede o mal e o dano, por se lhes não nomearem as testemunhas, ficam metidos em um labirinto de confusões..."
Ora, o trecho acima poderia muito be
m integrar a obra "O Processo" de Franz Kafka, escrito séculos depois! Quando, em 2007 tive a oportunidade de apresentar na USP um seminário sobre o Padre Antônio Vieira, ilustrei alguns aspectos da biografia do Padre, baseado no livro de Ivan Lins, com uma história em quadrinhos, distribuída aos colegas, que publico abaixo, na qual foi possível, à parte o texto sério da narrativa, brincar com imagens atuais.

Clique na imagem para ampliar.