sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Trovas em Outdoors - Poesia pela cidade!


No final de 2004, Zaé Júnior, um dos pioneiros da televisão brasileira, lançou um livro chamado "Pássaro Aprendiz", com 1001 trovas de sua autoria. Zaé, além de homem de TV e Cinema, trabalhou em criação, em importantes agências paulistas. Seus amigos publicitários lhe ofereceram o espaço ocioso dos Outdoors que, na época, não eram proibidos na cidade. Resultado: 200 Cartazes gigantes com 1001 trovas de seu livro espalhadas pela cidade. Pouco foi noticiado, apesar de nosso esforço. O plano era publicarmos, em Janeiro de 2005, 10 trovas alusivas aos 450 anos de São Paulo, mas não houve a sobra de espaço publicitário. Fizemos um sarau em um clube particular no Morumbi.

O maluco embaixo do outdoor sou eu! e a trova é assim:

Tu sorris... e, em ânsia louca,

ao beijar-te, sem aviso,

mais que beijar tua boca,

quero beijar teu sorriso!

Zaé Júnior


ENTREPOEMA




Helena Ranaldi


Na Globo, ou na Grécia Antiga,
se repete a mesma cena:
os galãs comprando briga,
pela beleza... de Helena!
Sérgio Ferreira da Silva

Camila Pitanga





Não te zangues, pitangueira!
Não ficam bem tuas zangas!
CAMILA é, sempre, a primeira
e a mais doce... das pitangas!
Sérgio Ferreira da Silva

..........Celebridades..........



Em 2004, na cidade de Nova Friburgo, conheci um camarada chamado Sérgio Madureira, produtor da Rede Globo, que fez novelas como "O Clone" e "América". Ele criou um movimento chamado "Ame Nova Friburgo", para valorizar a cidade e divulgar suas belezas naturais e qualidades. Pois bem, como ele é amigo pessoal de vários atores do "casting" da emissora e de outras celebridades (cantores, jogadores, músicos, etc.), teve a idéia de vestí-los com a camisa do movimento, fotografá-los e fazer um livro com textos sobre a cidade (história, depoimentos, pontos turísticos). Em cada foto, um autógrafo da celebridade escolhida. Não satisfeito, após conhecer os trovadores locais (entre os mais destacados no cenário nacional), propôs que eles fizessem trovas alusivas a cada um dos fotografados... e me convidou para participar. Sob a coordenação da Elisabeth Souza Cruz, de Nova Friburgo, diversos trovadores participaram, compondo as trovas que ilustraram as fotos. Hoje já são duas edições esgotadas (2005 e 2006) e o Livro correu o mundo (Europa, América, África), com a renda sendo revertida para projetos sociais (reconstrução da APAE da cidade, por exemplo). Foi uma honra participar, com algumas das quase 200 trovas compostas. Entre elas as de Camila Pitanga e Helena Ranaldi...

.....Drummond.....




E agora, Drummond,

a pena cessou,
o verso calou,
a guerra acabou...
e recomeçou,
de novo acabou
e recomeçou,
uma outra chegou,
e o mundo aceitou!

Você foi embora,
Drummond, volte agora,
que a paz não demora
e, aos poucos, lá fora,
ressurge uma aurora,
na ponta da espora,
que avisa, sonora:


Drummond!!! É agora!!!


Sérgio Ferreira da Silva
Esse poema foi criado como exercício imitativo proposto pelo escritor Ricardo Lísias, na Escola Livre de Literatura, de Santo André/SP. Adotei a métrica e as rimas do poema "José", sem a extensão daquele. Virou uma homenagem. Viva Drummond!

A musa

Já escrevi muitas coisas inspirado e motivado por essa mulher (esse blog, por exemplo!). O nome Leila significa, em resumo, "noite".
Em tua grandeza infinda,
entre estrelas erradias,
tu és a Noite mais linda,
que enche de luz os meus dias!
Sérgio Ferreira da Silva