domingo, 4 de setembro de 2011

Régua Poética... 25 cm de trovas!

Já mencionei aqui algumas maneiras criativas de divulgação de poesia: os 200 outdoors com trovas do Zaé Júnior, nas ruas de São Paulo; as trovas de guardanapo; a trova postal...

Outras iniciativas ocorreram na história do movimento trovadoresco: em Bauru, um Bosque repleto de trovas; chuva de trovas no Terraço Itália, em São Paulo; balões de gás com trovas, em Porto Alegre; as trovas que vinham em cartões autocolantes, nas gotas de pinho Alabarda; as trovas que compusemos para o livro Celebridades, do Sérgio Madureira, além de outras formas de fazer a poesia chegar até o leitor, mas que me escapam do conhecimento e da memória.

Porém, em Nova Friburgo, nos 45°s. Jogos Florais, realizados no ano de 2004, confeccionadas por Pedro Ornellas, que quando não faz poesia é gráfico, foram distribuídas réguas de 25 centímetros com 7 trovas: quatro antológicas e 3 premiadas naquele certame.


(Clique na imagem para ampliar)

A iniciativa é simples, no entanto sua abrangência é espetacular.

Passados 7 anos, a minha conserva a qualidade, mesmo sendo frequentemente utilizada.

O que quero ressaltar é que, seja em imãs de geladeira, seja em brindes, ou pela internet, sempre haverá uma maneira criativa de divulgar seu trabalho de escritor, poeta, advogado, médico etc.

As réguas são uma excelente alternativa de divulgação em escolas e escritórios, por exemplo!

Levei alguns exemplares destas réguas para serem distribuídos na escola próxima à minha residência e o sucesso foi imediato.

Abaixo, então, a trova de Joaquim Carlos, que foi vencedor do concurso local...


Tatuei no peito a imagem
da mulher que eu tanto quis
foi um erro, a tatuagem
hoje em dia é cicatriz!